ATIVIDADES

Agrupamento de Escolas Diogo Cão - KUBO
Dimensão: TECNOLÓGICA
Atividade Objetivos

Lecionar em TIC, 2 tempos de 45 min em cada turma.

Realizar uma sessão por semana do clube de informática/robótica

Dotar os alunos em conhecimentos básicos de literacia digital e recursos tecnológicos.
Operacionalização Intervenientes

Mínimo – No 1º ciclo, 2 horas, numa das componentes do currículo do 4º ano.

No 2º e 3º ciclo, 2 tempos de TIC de 45 min.

As sessões de informática / robótica dependem do funcionamento dos clubes.

ATIVIDADE T2

Agrupamento de Escolas Diogo Cão - Sala XXI
Dimensão: TECNOLÓGICA
Atividade Objetivos

Acesso de todas as turmas do 6º e do 7º ano à sala do futuro-Sala XXI e aos seus equipamentos STEAM.

Refletir sobre o mundo em constante mudança e cada vez em mudanças mais aceleradas.

Compreender que novas ferramentas tecnológicas implicam mudanças na sociedade.

Compreender que a sociedade em constante mudança provoca o aparecimento de novas ferramentas tecnológicas.

Operacionalização Intervenientes

Mínimo – O 1º ciclo tem acesso a equipamentos mediante requisição.

No 2º e 3º ciclo, 2 tempos de 45 min no 6º e no 7º ano.

ATIVIDADE P1

Dimensão: PEDAGÓGICA
Atividade Objetivos

Utilização do computador pessoal ou do Agrupamento em sala de aula para, através de uma metodologia/processo pedagógico, realizar uma tarefa do currículo, adaptada a pequenos grupos de alunos ou a um aluno.

A atividade pode ser potenciada pela utilização da Internet.

Compreender que as ferramentas tecnológicas funcionam como instrumentos que permitem a diferenciação pedagógica, o trabalho colaborativo, a avaliação formativa, o feedback e a inovação no ensino.

Operacionalização Intervenientes

Mínimo – No 1º ciclo, 2 horas, em duas das componentes do currículo do 4º ano.

No 2º e 3º ciclos, 2 tempo de 45 min em pelo menos cada uma de três disciplinas diferentes de cada turma.

ATIVIDADE P2

Dimensão: PEDAGÓGICA
Atividade Objetivos

Utilização do telemóvel em sala de aula para trabalhar conteúdo(s) da disciplina.

Podem ser, por exemplo, utilizados programas relacionados com a disciplina, realizados inquéritos online de avaliação, etc.

Compreender que os dispositivos tecnológicos são ferramentas aprendizagem e de utilização pedagógica, muito para além do entretenimento.

Operacionalização Intervenientes

Mínimo – No 1º ciclo, 1 hora, em duas das componentes do currículo do 4º ano. No 2º e 3º ciclos, 1 tempo de 45 min em pelo menos cada uma de três disciplinas diferentes de cada turma.

ATIVIDADE O1

Dimensão: ORGANIZACIONAL
Atividade Objetivos

AFCD de desenvolvimento profissional dos Recursos Humanos do Agrupamento e de Encarregados de Educação em termos digitais.

Compreender como a maioria das ferramentas tecnológicas mudam e favorecem os procedimentos nas organizações.

Operacionalização Intervenientes

1 tempo de 45 min, abrangendo o maior número possível de profissionais.

Dirigentes, Docentes, Pessoal não docente e Encarregados de Educação.

ATIVIDADE O2

Dimensão: ORGANIZACIONAL
Atividade Objetivos

Criar, numa disciplina, um algoritmo básico que permita resolver tarefas básicas do quotidiano.

Compreender como os procedimentos digitais facilitam a realização de tarefas nas organizações.

Alunos e docentes

Como saber se uma lâmpada funciona num candeeiro?

Algoritmo