MONITORIZAÇÃO 2023/2024

Atividade tecnológica T1

(1º ciclo)


Turma 1º per. 2º per. 3º per. nº sessões

(min. 1)

%

conclusão

4º-Arrabães Est Me Est Me Outra 3 100
4ºA-Árvores - Mat Est Me;
Mat
3 100
4ºB-Árvores - Est Me;
Mat
Est Me;
Mat
4 100
4ºA-BSVP Est Me; Est Me;
Outra
Est Me;
Outra
5 100
4ºB-BSVP Est Me Mat Est Me;
Mat;
Outra
5 100
4ºA-Corgo Est Me;
Mat;
Est Me;
Mat;
Est Me;
Mat;
6 100
4ºA-Lordelo Est Me;
Mat;
Outra
Est Me;
Mat;
Outra
Est Me;
Mat,
Outra
9 100
4ºB-Lordelo Est Me;
Mat;
Outra
Est Me;
Mat;
Outra
Est Me;
Mat;
Outra
9 100
4º-Prado Outra Est Me;
Mat;
Outra
Est Me;
Mat;
Outra
7 100
4º-Timpeira Port;
Est Me
- - 2 100
4º-Vendas Est. Me.;
Mat
- Est. Me.;
Mat
4 100
4º-Vila Seca Est Me;
Mat;
Outra
- Est Me;
Outra
5 100
4º-V. Samardã - Mat Port;
Mat;
Est Me
4 100

Dinamizadores: Todos os professores das turmas de 4º ano e os professores do Ciência Viva, JLP e GN.



(2º e 3º ciclo)


Em pelo menos duas sessões de 45 min na disciplina de TIC, durante o ano letivo, todos os alunos adquiriram conhecimentos básicos de literacia digital, algoritmia e recursos tecnológicos.
Todos os alunos do 3º ciclo puderam inscrever-se no início do ano letivo nos diferentes clubes de robótica lecionados pelo professor de TIC e pela técnica de informática. Alunos de todas as turmas, inscreveram-se nos clubes. Este ano, os clubes de robótica funcionaram todos os dias da semana.
Os alunos desenvolveram diferentes atividades com os diferentes equipamentos existentes na SALA XXI conforme a sua faixa etária.
Para além desta atividade, os alunos do "Eu Fico" realizaram diversas atividades de robótica na Sala XXI.
Os alunos, resolvendo problemas em trabalho colaborativo, desenvolveram competências de programação.
Foram assim atingidos os objetivos propostos.

Dinamizadores: Todos os professores de TIC do 2º e 3º ciclos e José Luís Pinto, Gina Nogueira, Eduardo João e Filipa Lobo.



Atividade T2

(1º ciclo)

Nas seguintes turmas do 1º ciclo:

• 1ºA-Árvores
• 4ºB-Árvores
• 1ºA-BSVP
• 2ºA-BSVP
• 3ºA-BSVP
• 3ºB-BSVP
• 3ºA-Corgo
• 4ºA-Lordelo
• 4ºB-Lordelo

foram realizadas atividades de caráter tecnológico, enquadradas também no Clube Ciência Viva na Escola do AEDC, com o kit robótico SPIKE Essentials.
Os alunos usaram a criatividade, o pensamento crítico e as capacidades de comunicação para, numa primeira fase, aprenderem conceitos básicos de programação, de matemática e de português.

Dinamizadora: Filipa Lobo.



Atividade T3

Foi realizada no 2º período, na Sala XXI, uma ação de formação alargada para todos os docentes do Departamento de Matemática e Ciências e também para professores espanhóis do programa Erasmus +.
A atividade foi dividida em três partes:
- Uma parte teórica sobre "Algoritmo e Computação", cujos conteúdos estão disponibilizados aqui.
- Uma parte teórico-prática sobre alguns dos equipamentos mais utilizados (Matatalab, Kubo e Spike Prime) por docentes em atividades práticas na sala de aula com os alunos e cujo suporte também está disponibilizadoaqui.
- Uma parte prática na qual os docentes puderam realizar trabalho específico com o Spike Prime, que é um equipamento muito versátil da LEGO com que os alunos gostam muito de trabalhar e em que desenvolvem tanto competências tecnológicas como competências na área da matemática e das ciências.




Através deste equipamento os docentes realizaram aplicações práticas dos conceitos da linguagem "Scratch" que já possuem.

Dinamizadores: José Luís Pinto e Eduardo João.


Também foi realizada uma ação de formação creditada de 25 horas para os docentes dos Grupos 110, 230 e 500 do AE Diogo Cão, sobre "A aplicabilidade do Scratch no Ensino da Matemática" na Sala XXI.

Dinamizadora: Cibele Fernandes.


Os objetivos desta atividade foram largamente atingidos.



Atividade P1A

(Bibliotecas)


A Biblioteca Escolar das Árvores realizou as oito atividades que estavam previstas durante os meses de fevereiro e março, em que os alunos das duas turmas do 2º, das duas do 3º e das duas do 4º ano, utilizaram o computador para crirem conteúdos digitais potenciando a sua criatividade e inovação. Realizaram tarefas digitais ampliando as suas competências nesta área, entre elas usaram o Word e o Powerpoint, ilustraram através do Paint, pesquisaram na internet respeitando os direitos de autor e criaram o podcast do projeto “Miúdos a Votos os Livros mais Fixes”.
As atividades abrangeram 6 turmas e cerca de 150 alunos.

Dinamizadora: Luísa Pipa.




A Biblioteca Escolar do Bairro S. V. P., no âmbito do projeto “Capacitar para a literacia da informação e dos média” desenvolveu várias sessões em que os alunos recorreram às tecnologias de Informação e Comunicação. Os alunos ampliaram as suas competências digitais e interiorizaram normas de segurança.
Nos projetos "Miúdos a votos", a "Investigação do nosso bairro" e "Espaço Multimédia BE- Intervalos", os alunos do 1º ao 4º ano usaram o computador para desenvolver diversas competências digitais nomeadamente, usar software de gravação de podcasts, pesquisar informação na internet, seguir as normas de segurança, respeitar os direitos digitais dos autores, entre outras.
As atividades abrangeram 11 turmas e cerca de 175 alunos.

Dinamizador: Nelson Carneiro.



Foram largamente cumpridos os objetivos desta atividade.



Atividade P3

(Plataforma UBBU no "Fico na Escola")


Os alunos que frequentaram o projeto “Fico na Escola” ao longo do ano letivo, entre as suas diversas atividades, puderam usufruir de uma aula de 45 min, num total de 19, onde realizaram diferentes atividades do nível um da plataforma UBBU, em que desenvolveram a literacia digital, a capacidade de análise e resolução de problemas, o raciocínio lógico e analítico, o pensamento computacional alinhado com as novas aprendizagens essenciais da matemática e estimularam a criatividade. Os alunos revelaram grande interesse e empenho e alcançaram os objetivos pretendidos.
Em média, frequentaram esta atividade 6 alunos.
Além disso, 9 docentes de matemática de 2.º e 3.º ciclos frequentaram uma ação de formação de curta duração (4 tempos de 45 minutos), sobre esta plataforma, com o intuito de os mesmos a aplicarem aos alunos na oficina de matemática (2.º ciclo) e como atividade extra aos alunos do 3.º ciclo.
Os objetivos desta atividade foram largamente atingidos.

Dinamizadora: Cibele Fernandes.



Atividade O1

(Dirigentes, Docentes, Pessoal não docente e Encarregados de Educação.)


Esta atividade de 45 min., cujo objetivo seria o de fazer compreender como a maioria das ferramentas tecnológicas mudam e favorecem os procedimentos nas organizaçõs, não foi realizada pelo facto de não haver verba no plano para contratar um especialista do exterior.