COMPETÊNCIAS DIGITAIS

Quadro de competências digitais DigCompEdu

Quadro para o desenvolvimento de competências digitais dos professores na Europa.

O Quadro DigCompEdu descreve as competências digitais específicas e propõe 22 competências elementares, organizadas em 6 áreas:

Área 1

A Área 1 diz respeito ao nível profissional, ou seja, ao uso de tecnologias digitais dos professores em interações profissionais com colegas, alunos, encarregados de educação, para o seu próprio desenvolvimento profissional e para o bem coletivo da instituição;

Área 2

A Área 2 centra-se nas competências necessárias para usar, criar e partilhar recursos digitais para a aprendizagem, de forma eficaz e responsável.

Área 3

A Área 3 é dedicada à gestão e operacionalização da utilização de tecnologias digitais no ensino e aprendizagem.

Área 4

A Área 4 aborda o uso de estratégias digitais para melhorar a avaliação.

Área 5

A Área 5 concentra-se no potencial das tecnologias digitais para aplicar estratégias de ensino e aprendizagem centradas no aluno.

Área 6

A Área 6 detalha as competências pedagógicas específicas necessárias para promover a competência digital dos alunos.

O núcleo do Quadro DigCompEdu é definido pelas Áreas 2 a 5. Estas áreas explicam a competência pedagógica digital do professor, ou seja, são as competências digitais que os educadores precisam para promover estratégias de ensino e aprendizagem eficientes, inclusivas e inovadoras.

QUADRO SÍNTESE DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS