RECURSOS DIGITAIS

julho, 2019

    RECURSOS DIRETOS

Saber mais

julho, 2019

    RECURSOS INDIRETOS

    POLY

Saber mais

maio, 2019

Geogebra

Saber mais

Janeiro, 2019

OneNote

O OneNote é um programa que permite criar apontamentos (preparar uma aula por exemplo), quer usando o teclado ou usando uma caneta digital.

Existe uma versão gratuita que tem as ferramentas mais importantes e que são mais do que suficientes para preparar uma aula para os nossos alunos. Podemos fazê-lo online (com ligação à internet), ou offline (sem ligação à internet).
Não é necessário trabalhar online para preparar uma aula e aceder-lhe posteriormente.
Pode preparar-se uma aula em casa, no nosso portátil e posteriormente usá-lo na sala de aula, sempre desligado da internet.
Pode preparar-se uma aula em casa no nosso portátil, com ligação à internet (sincroniza automaticamente) e posteriormente aceder à aula no computador da escola, na sala de aula, ou em qualquer outro lugar e em qualquer dispositivo eletrónico com acesso à internet.
Estando online na escola, podem alterar-se os conteúdos na sala de aula e em casa aceder online ao Onenote no nosso computador que atualiza e guarda as alterações efetuadas anteriormente na sala de aula.

Esta aplicação permite que cada um organize os seus apontamentos da forma que melhor entender. Podem organizar-se em blocos de notas, secções e páginas. Podem organizar-se por conteúdos, por turmas, por número de aula, ou organizar de qualquer outra forma que pareça interessante.
Se organizar por número de aula, pode, por exemplo, começar por colocar o sumário, colocar uma descrição do conteúdo a trabalhar, inserir um vídeo, colocar um problema para os alunos resolverem, inserir algumas imagens ou um texto em pdf, escrever apontamentos com o teclado ou com a caneta digital, fazer um desenho, ou qualquer outra forma que lhe pareça útil. Finalmente pode, por exemplo, fazer um inquérito aos alunos que o programa permite saber as respostas individuais e fazer até o tratamento estatístico com gráficos.